01/05/2019
leitura do texto Galeria
A bandeira azul 2019, símbolo de qualidade, foi atribuída à Praia Fluvial de Valhelhas para esta época balnear. O vice-presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, esteve presente na sessão que decorreu na terça-feira, dia 30 de abril, e onde os galardoados foram anunciados.

Foram premiadas 352 praias a nível nacional. A de Valhelhas, no concelho da Guarda, será a primeira, do Interior do país a ver a sua bandeira hasteada numa cerimónia oficial que acontecerá no próximo dia 5 de junho.

De acordo com as Nações Unidas, cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra e, todos os anos, entre 1.15 e 2.41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios.

Os rios percorrem longas distâncias e ligam quase todas as superfícies terrestres ao oceano, o que faz deles um dos mais importantes campos de batalha na luta contra a lixo marinho. Está provada a ligação entre a quantidade de plástico que chega aos oceanos e o número de resíduos produzidos ao longo do leito dos rios, sobretudo devido à elevada densidade populacional das áreas envolventes e à insuficiência dos sistemas de tratamento de resíduos. Do lixo marinho fazem parte uma vasta gama de materiais, incluindo plástico, metal, madeira, borracha, vidro e papel, no entanto, os estudos têm demonstrado que cerca de 80% é plástico. O lixo marinho tem uma vasta e adversa gama de impactos, quer para a fauna e flora marinhas, quer a nível social, económico e de saúde.

Em 2019, o desafio do Programa Bandeira Azul é continuar a sensibilizar para o facto do lixo marinho ter origem em atividades terrestres, para as consequências dos comportamentos humanos e para o papel dos rios enquanto ponte de ligação entre terra e mar. O caminho passa pela educação ambiental e pela adoção de comportamentos mais racionais e eficientes na utilização de recursos. Uma educação para a conservação, proteção e melhor gestão, que começa nos nossos rios e termina no mar. Uma educação por uma sociedade de baixo carbono.

Veja aqui o mapa das praias galardoadas.

Imagem: Valhelhas será a 1ª praia do Interior a içar a bandeira azul, esta época balnear

Imagem: DSC_0074.JPG
Imagem: DSC_0053.JPG