Guarda recebe jogo Portugal x Paraguai sub 16 no Estádio Municipal

08/05/2019

Torneio Internacional de Desenvolvimento da UEFA Sub>16 masculino

No domingo, dia 12 de maio, às 17h00, no Estádio Municipal da Guarda, a seleção portuguesa de futebol sub 16 masculino enfrenta a seleção do Paraguai. O Encontro está marcado no âmbito do Torneio Internacional de Desenvolvimento da UEFA, organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, em parceria com a Associação de Futebol da Guarda e com a colaboração dos respetivos municípios. O distrito da Guarda acolhe este Torneio entre 10 e 14 de maio. Os jogos vão disputar-se na Guarda, Celorico da Beira, Sabugal, Figueira Castelo Rodrigo e Gouveia. Todos os jogos têm entrada gratuita.

Com o objetivo de desenvolver o futebol por toda a Europa e em resposta ao retorno recebido das federações-membro, a UEFA criou os torneios de desenvolvimento para proporcionar aos jovens talentos uma oportunidade adicional de disputarem jogos oficiais internacionais. Após uma fase-piloto cumprida em 2012, o programa do torneio entrou em pleno funcionamento, pelo que rapazes e raparigas competem agora em eventos realizados em toda a Europa. Foi selecionado o escalão Sub-16, pois a UEFA acredita que este é um momento crucial no trajeto de desenvolvimento de um jogador rumo ao nível de elite. Esses jogos amigáveis, bem como a preparação que envolvem, são fundamentais para facilitar o processo de desenvolvimento do jogador.

Os torneios de desenvolvimento Sub-16 são também projetados para preparar o caminho aos jogadores para a faixa etária Sub-17, na qual tem lugar a competição a nível europeu. Desses torneios têm sido dadas excelentes referências por parte de federações, treinadores e peritos técnicos.

Imagem: Guarda recebe jogo Portugal x Paraguai sub 16 no Estádio Municipal