Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura na Parada da UBI

15/05/2019

“17 Municípios do Alto da Cultura” (24 de maio) e o “Dispers’ARTE” (30 de maio)

​A Parada da Faculdade de Artes e Letras (FAL) da Universidade da Beira Interior (UBI) acolhe dois eventos em maio no âmbito da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura. A programação do “17 Municípios do Alto da Cultura” (24 de maio, às 18h30) e do “Dispers’ARTE” (30 de maio, às 21h00) acaba de ser apresentada em conferência de imprensa.

O “17 Municípios do Alto da Cultura” começa com uma performance de dança pela Academia de Dança e Música do Fundão, segue com a dramatização do poema Mito da Conceição e encerra com a atuação do Coletivo Foice, de Edgar Vicente. Ao longo deste dia 24 de maio (sexta-feira), a partir das 10h00, um conjunto de pintores/as da Covilhã participa numa pintura coletiva e Ana Gonçalo expõe uma instalação de feltragem artística. Todos os momentos artísticos concentram-se na Parada da Faculdade de Artes e Letras.

O “Dispers’ARTE”, no dia 30 de maio, às 21h00, junta cinema, música e pintura. O evento começa com a exibição quatro curtas metragens que abordam a diáspora, tema central da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura. Assim, o público pode assistir aos filmes Os Salteadores, Abi Feijó, Água Mole, de Laura Gonçalves e Xá, 21 da Rua da Esperança, de Luís Batista, e Da Meia Noite pró Dia, de Vanessa Duarte. As curtas serão projetadas em tela instalada na Parada. Dois dos realizadores, Laura Gonçalves e Luís Batista, estarão presentes para uma conversa com o público. Logo depois, há atuação do projeto musical Homem em Catarse. Ao longo de todo o evento, o pintor Helénio Mendes criará uma obra ao vivo.

Os programas foram apresentados na sala da Tinturaria das Dornas, Museu dos Lanifícios, pelo Presidente da Faculdade de Artes e Letras, José Rosa, pelo representante da UBI na Comissão Executiva da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura, Urbano Sidoncha, pelo vereador da Cultura da Guarda, Victor Amaral, pela vereadora da Cultura da Covilhã, Regina Gouveia, e pelas representantes das turmas organizadoras dos eventos, Andreia Melo, 3º ano de Ciências da Cultura, e Beatriz Pina, 3º ano de Ciências da Comunicação.

A organização é das turmas finalistas de Ciências da Cultura e de Ciências da Comunicação, da UBI, em parceria com a Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura, com a Câmara da Guarda, com o Teatro Municipal da Guarda e com a Câmara da Covilhã, reforçando a estratégia de parcerias alargadas da referida candidatura. De sublinhar a que candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura conta com o apoio de 17 municípios do interior e de várias universidades, entre elas, a UBI.

Imagem:   Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura na Parada da UBI