Europeu de Motocross de regresso às Lages, a 25 e 26 de maio

15/05/2019

A Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes realiza nos próximos dias 25 e 26 de maio, com o apoio do Município da Guarda, o Campeonato Europeu de Motocross EMX 65 e EMX 85 e o Campeonato Nacional de Motocross MX1, MX2, MX Júnior e MX Elite no Crossódromo das Lages, na Guarda (Fernão Joanes).

A freguesia de Fernão Joanes no concelho da Guarda recebe no Crossódromo das Lajes, pelo sexto ano consecutivo, a etapa portuguesa do Campeonato Europeu de Motocross a prova do Campeonato Nacional de Motocross. O Campeonato Nacional de Motocross, este ano tem sido muito disputado e com a presença de pilotos de renome (Desde logo Rui Gonçalves, Paulo Alberto, Hugo Basaúla, Hugo Santos e Ruben Fernández). Na edição deste ano destacam-se algumas alterações nos formatos das corridas, mais propriamente no número de mangas disputadas nas Classes de MX2 e MX1, que era de 1 manga em cada classe + elite e passará a ser de 2 mangas para cada classe e no final haverá como já é habitual a manga de elite que terá em pista os 15 melhores pilotos de cada classe nesse dia. Portanto mais Motocross para ver não só domingo mas sábado também.

No sábado, 25 de maio, decorrem os treinos livres e cronometrados das categorias de EXM 65 e EMX 85, das 9h30 às 16h30. E ao final do dia, pelas 17h30, os treinos livres das categorias de MX1 e MX2.

No domingo, 26 de maio, dia principal do evento, há treinos livres e cronometrados a iniciar pelas 8h30 com os pilotos do Campeonato Nacional de Motocross até as 10h00. Às 10h30 têm início as provas oficiais, com os pilotos do Campeonato Europeu.

A última prova do dia está marcada para as 18h30 com a corrida da classe Elite do Nacional de Motocross que junta os melhores pilotos das categorias de MX1 e MX2.

Este evento é organizado por uma associação juvenil que conta com o apoio institucional da Câmara Municipal da Guarda, do Instituto Português do Desporto de Juventude e da Junta de Freguesia de Fernão Joanes. O preço do bilhete é de 5 €. Para as pessoas com mobilidade reduzida, o bilhete é gratuito incluindo para o acompanhante.

Um fim-de-semana que promete ser de muita emoção para o desporto motorizado, com os melhores pilotos de motocross da europa destas classes a marcarem presença no Crossódromo das Lajes.

Imagem: Europeu de Motocross de regresso às Lages, a 25 e 26 de maio