Últimas largadas contra a vespa das galhas do castanheiro, em Videmonte

23/05/2019

​O Município da Guarda efetuou, a 23 de maio, as últimas largadas contra a vespa das galhas do castanheiro, na Freguesia de Videmonte. Recorde-se que a iniciativa surge de uma colaboração da câmara da Guarda com a RefCast, Associação Portuguesa da Castanha. A Vespa das galhas do castanheiro (Dryocosmus kuriphilus Yasumatsu) é uma praga com elevado nível de perigosidade, provocando quebras na produção do fruto entre os 60 e os 80 por cento.

A luta biológica, através de ações de largadas de um parasita (Torymus sinensis) que tem como hospedeiro exclusivo a vespa das galhas do castanheiro, tem sido até ao momento o processo mais eficaz no controlo desta praga. O nível de perigo requer uma forte articulação entre todas as entidades.

O Município da Guarda é um elo fundamental na promoção do património florestal, ambiental e agrícola do seu território, motivo pelo qual foi estabelecido um protocolo com a Associação RefCast.

Recorde-se que, anteriormente, o município, em parceria com a RefCast, já havia efetuado 83 largadas em 16 freguesias e num investimento de perto de 20 mil euros.

As freguesias abrangidas por esta iniciativa foram: Aldeia do Bispo, Alvendre, Arrifana, Casal de Cinza, Cavadoude, Famalicão, Fernão Joanes, Guarda, Maçainhas, Meios, Panoias, Pêra do Moço, Gonçalo/Seixo Amarelo, Videmonte e Trinta/Corujeira.

Imagem: Últimas largadas contra a vespa das galhas do castanheiro, em Videmonte