Município da Guarda

Município da Guarda

Roteiro Fotográfico, dias 15 e 16 de junho na Guarda

12/06/2019
leitura do texto

O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) e o Fotoclube da Guarda promovem dias 15 e 16 de junho, o Roteiro Fotográfico 'Ausência e Território: as aldeias da Serra, do Vale e da Meseta', iniciativa que tem o apoio da Fujifilm.

Através desta iniciativa pretende-se registar e descrever – sob diferentes sensibilidades, emoções e olhares – algumas aldeias do concelho da Guarda: Videmonte e Fernão Joanes (aldeias da Serra), Misarela e Aldeia Viçosa (aldeias do Vale) e Guilhafonso e Avelãs da Ribeira (aldeias da Meseta).

Se 'fotografar é colocar na mesma mira a cabeça, o olho e o coração', como afirmou Henri Cartier-Bressom, este roteiro visa, de alguma forma, resgatar esses espaços ao esquecimento e afirmá-los na sua essência profunda, enquadrados no tempo e no território onde se devem rasgar novas vias para o futuro.

Rostos, arquitetura, artefactos, caminhos, solidão, religiosidade, tradições, paisagens, flora, patrimónios, afetos, ausências, sulcos do tempo, ou caprichos da natureza serão os motivos para fixar através das objetivas dos participantes neste roteiro fotográfico.

Os interessados em participar deverão efetuar a inscrição no site do CEI.

PROGRAMA

15 de junho (Sábado)

16 de junho (Domingo)

Imagem: Roteiro Fotográfico, dias 15 e 16 de junho na Guarda