​Phonambient Guarda: Transonância(s) este sábado no TMG

26/01/2015

Sábado, dia 31 de janeiro, a Sonoscopia - em colaboração com a Câmara Municipal da Guarda e com o Teatro Municipal da Guarda - apresenta no Pequeno Auditório do TMG às 21h30 o resultado da recolha do 'património sonoro do concelho da Guarda': Phonambient Guarda: Transonância(s).

Phonambient é um projeto de documentação e transformação artística do património sonoro contemporâneo. Pretende registar e disponibilizar numa base de dados digital (www.phonambient.com) os sons que caracterizem uma determinada cidade ou região, incluindo paisagens sonoras, sons localizados, excertos musicais, fonética e fonologia.

O arquivo criado fica disponível gratuitamente para consulta e utilização em contextos criativos e científicos, tais como composições electroacústicas, sonoplastia ou reflexões teóricas, que serão também divulgadas na base-de-dados digital.

A apresentação na Guarda será baseada na manipulação de recolhas audio e vídeo em tempo real, onde a audição e a visão serão transformadas e deslocadas das suas funções e relações tradicionais de forma a salientar a importância dos sons que nos rodeiam.

Phonambient Guarda: Trânsonância(s) tem a direção artística de Alberto Lopes e a coordenação local de Paulo Adaixo e contou com a colaboração dos músicos e performers Hugo Branco, João Louro, Pedro Baía, Luís Andrade e Rui da Cruz na recolha e tratamento de património sonoro na cidade e no concelho da Guarda.

Mais informação do projeto aqui.

Imagem: ​Phonambient Guarda: Transonância(s) este sábado no TMG