Guarda vai receber prestigiado curso europeu de gestão cultural

26/06/2019

Sessão de esclarecimento no TMG na sexta, dia 28

Precedendo a realização do Diploma Europeu em Administração de Projetos Culturais que acontecerá, pela primeira vez em Portugal, em outubro do próximo ano na Guarda e no quadro da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027, terá lugar no Teatro Municipal da Guarda, na sexta, dia 28 de junho, pelas 16h30, a primeira sessão de esclarecimento sobre este mesmo diploma, pelo diretor da Associação Marcel Hicter, Jean Pierre Deru. A sessão tem como destinatários as Associações Culturais e os municípios que integram a candidatura.

O Diploma forma, anualmente, um grupo de 15 profissionais da área da Cultura provenientes de vários países europeus e internacionais que são selecionados. Depois da sua criação, mais de 570 profissionais de 45 países (sobretudo da Europa, mas também do Médio Oriente, do Canadá, do Senegal, da Ásia…) obtiveram este importante Diploma. Esta certificação tem como objetivos: ampliar os conhecimentos sobre as políticas culturais europeias, nacionais e locais; elevar as capacidades de gestão de projetos de cooperação cultural; e, por último, desenvolver uma rede ativa de responsáveis culturais europeus.

Trata-se de uma importante e credenciada formação de nível europeu organizada e gerida, desde 1989, pela Associação Marcel Hicter, instituição belga de grande prestígio. Catorze operadores culturais da Europa e de outros continentes, participarão em outubro de 2020 na região da Guarda e nas cidades aderentes à Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027. Estes novos gestores e administradores culturais de âmbito europeu estabelecerão, durante a sua estada na região, contactos com diferentes realidades culturais e comunitárias dos territórios, cabendo a alguns deles criar, conjuntamente com organizações culturais locais, projetos com repercussão internacional.

O enquadramento pedagógico da sessão do Diploma na Guarda contará com a participação de formadores de grande prestígio internacional são eles: Franco Bianchini, conselheiro de Liverpool (Capitale européenne de la Culture) (2003). Fez parte igualmente da equipa de preparação da candidatura da cidade de Matera (Capitale Europeia da Cultura 2019); Jonathan Goodacre, membro da equipa de avaliação de Cities of Culture, incluindo duas capitais culturais, Rijeka 2020 et Galway 2020; Bénédicte de Brouwer, responsável da « Culture à la Creative Europe Desk (BE) e atualmente EU Project Manager au MAD Bruxelles; e Robert Alagjozovski, ex-membro da equipa pedagógica do Diploma Europeu, e que foi recentemente ministro da Cultura da República da Macedónia do Norte.

Estes intervenientes irão ter um desempenho de acompanhamento da Candidatura da Guarda, representando uma mais-valia na reflexão aprofundada que pretende ser promovida na etapa de preparação. Destaca-se que, algumas destas sessões estarão abertas aos operadores das organizações culturais do território abrangidos pela candidatura da Guarda. Esta formação internacional a realizar em Outubro na cidade da Guarda será igualmente vocacionada para envolver os participantes do Diploma Europeu no projeto 'Bourse/Prime', pelo convite que será dirigido a cada um deles para apresentar à CGCEC projetos artísticos e comunitários decorrentes da sua vivência com a realidade cultural da região.

Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027

Mais informação sobre o diploma, na página da Associação Marcel Hicter:

Imagem: Guarda vai receber prestigiado curso europeu de gestão cultural