Município da Guarda

Imagem: Informação da versão beta

Município da Guarda

Guarda apoia campanha nacional de prevenção ao cancro cutâneo

04/07/2019
leitura do texto

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) volta a organizar neste Verão uma Campanha de alerta em relação aos cuidados a ter com o Sol em férias e no trabalho.

A campanha decorre desde 7 de julho e até ao final de agosto com mais de 100 autarquias, entre elas a Câmara Municipal da Guarda, a aderirem a esta campanha de sensibilização e prevenção do Cancro de Pele.

Sob o lema «Neste Verão, mete na tua cabeça… Não te ponhas em risco!» a Associação lembra que os Cancros da Pele são o tipo de Cancro mais frequente em Portugal e que a prevenção e o auto exame são essenciais para travar este flagelo.

A incidência do cancro da pele é elevada, continua a aumentar e apesar de a maioria ser curável, se diagnosticado e tratado precocemente, cerca de 90% têm relação com os exageros de exposição ao sol, sobretudo na infância, adolescência e adulto jovem, sendo fundamental manter sensibilização próxima das populações, na medida em que muita desta exposição solar exagerada e/ou inadequada ocorre não só nas atividades lúdicas (praia, caminhadas ou corridas, desportos ao livre) mas também na exposição profissional ao ar livre.

No ano de 2018 foram 134 as Autarquias que aderiram à campanha de verão desta associação, a Câmara da Guarda também colaborou.

A organização desta iniciativa é da APCC e conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV) e Direção Geral da saúde (DGS).

Mais informação aqui.

Imagem: Guarda apoia campanha nacional de prevenção ao cancro cutâneo