Autarquia desafia jovens através de concurso de ideias

28/01/2015

​A Câmara Municipal da Guarda promove pela primeira vez o Orçamento Participativo Jovem da Guarda, um concurso de ideias que tem como objetivo a definição de prioridades de investimento municipal, através de consulta à população mais jovem do concelho.

Nesta primeira edição, a autarquia contará com um universo de cerca de 1600 alunos do ensino secundário regular e profissional, numa parceria com os Agrupamentos de Escolas do concelho e Escola Profissional da Guarda.

Os jovens são desafiados a identificar, debater e atribuir prioridades a projetos considerados de superior interesse para o concelho. A ideia vencedora contará com 10 mil euros para a sua concretização, valor inscrito no Orçamento Municipal de 2015.

O Orçamento Participativo Jovem da Guarda pretende promover a responsabilidade individual e coletiva face aos desafios do desenvolvimento da cidade e concelho, motivando os jovens para uma cidadania ativa, e gerando um modelo mais próximo das necessidades e expetativas dos munícipes.

Nesta primeira fase a Câmara da Guarda promove a participação intensiva e generalizada ao nível de turmas dos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade, de onde sairão as primeiras “nuvens de ideias”.

Imagem: Autarquia desafia jovens através de concurso de ideias