13/08/2019

Este fim-de-semana, dias 17 e 18 de agosto, o Ciclo de Festivais de Cultura Popular do Município da Guarda propõe uma “Viagem às Raízes” na localidade de Arrifana. Atividades económicas tradicionais, tabernas com gastronomia local, teatro de rua, música e pão no forno constituem de forma geral o programa da festa tradicional deste ano.

Estas e outras propostas, inumeradas no programa abaixo, complementadas pela decoração das ruas e trajes alusivos aos anos trinta e quarenta do século passado criarão o ambiente perfeito para passar um fim-de-semana diferente e de convívio com as nossas gentes.

A “Viagem às Raízes” faz parte do Ciclo de Festivais de Cultura Popular Guarda 2019, ciclo este, que procura ser um motor de divulgação e promoção do património cultural material e imaterial, efetivo e afetivo, permitindo a preservação dos valores, recursos culturais e naturais que conferem riqueza e identidade à região da Guarda.

A iniciativa é organizada pelo Grupo de Cantares de Arrifana, com o apoio da Câmara Municipal da Guarda, da Junta de Freguesia de Arrifana, da Liga de Amigos de Arrifana, USDRA e Arrifana TV.

Largo da Aldeia de Arrifana

15h00 Grupo de Bombos “Trocadalho do Carilho” – Gonçalo

16h00 – Encenação “Pão no forno”- Grupo de Cantares de Arrifana

16h30 – Encenação “As lavadeiras”- Grupo de Cantares de Arrifana

17h00 – Inauguração do Chafariz de Santo António

17h30 - Grupo de Teatro: “Os Robertos” 1.ª apresentação

18h30 – Encenação “A boda”- Grupo de Cantares de Arrifana

19h00 Grupo de Teatro: “Os Robertos” 2.ª apresentação

Adro da Igreja Paroquial

21h30 Teatro “Serões n’aldeia” apresentado pelo Grupo de Cantares de Arrifana

22h30 - Bailarico ao som do acordeão

Largo da Aldeia

11h00 – Encenação “A amassar o pão”

15h00 Grupo de Concertinas

16h00 – Encenação “As lavadeiras”- Grupo de Cantares de Arrifana

16h30 Grupo de Teatro: “Irmãos Esferovite”

17h30 – Encenação “A boda”- Grupo de Cantares de Arrifana

18h30 – Encenação: “O funeral” - Grupo de Cantares de Arrifana

Em permanência: Decoração alusiva aos anos 30/40 do século passado, encenações de lides e ofícios da época, Tascas do Ti’ Zé Manel e da Ti’ Clementina, tasquinhas com gastronomia local.

Imagem: Freguesia de Arrifana convida a uma “Viagem às Raízes” durante o próximo fim-de-semana