Setembro a dezembro: Agenda do Teatro Municipal da Guarda apresentada

28/08/2019

A nova programação do Teatro Municipal da Guarda para o período de setembro a dezembro de 2019 foi ontem apresentada publicamente, no bar do edifício dos auditórios do teatro. Eis alguns dos destaques: a programação de setembro tem início, dia 4, com um concerto pela prestigiada e premiada pianista russa Kristina Miller e a importante estreia nacional da obra musical do compositor português António Vitorino d’Almeida. Uma iniciativa realizada no âmbito dos Concertos de Verão da OaFP 2019 (Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa); O teatro e a dança surgem de forma original e irreverencia artística com “Lento e Largo de Jonas & Lander”, numa coprodução do TMG no âmbito da Rede 5 Sentidos; César Prata apresenta um novo projeto musical com Vânia Couto, a 18 de setembro; Já dia 20, Miguel Angelo, o ex-cantor dos Delfins, sobe pela primeira vez ao palco do Grande Auditório do TMG; A jovem ilustradora da Guarda Eva Leoporino, de 12 anos, mostra os seus trabalhos “Delicadeva” no Café Concerto; No mesmo espaço (Café Concerto), os “The Happy Mess” apresentam um novo trabalho; Dia 28 a CMG/TMG associam-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro apoiando o concerto solidário “Conhecer (Nos) Saúde e Música”.

O TMG comemora o Dia Mundial da Música com 10 pequenos concertos de diferentes géneros musicais por músicos da Guarda ou com forte ligação à mais alta. “Músicaconchego” é o nome da iniciativa a acontecer ao longo do dia e noite em sítios inusitados do Teatro Municipal, ocasionando proximidade entre público e artistas; Os franceses “Zakouska” trazem músicas do mundo ao CC; A exposição “Mesa dos sonhos – duas coleções de Arte Contemporânea” da Fundação Serralves com curadoria de João Silvério pode ser visitada a partir de 23 e durante um mês; Dia 16 será a estreia nacional de “2513 – O livre pensamento”, uma peça de teatro sobre a importância da luta da guardense Carolina Beatriz Ângelo pelos direitos das mulheres numa sociedade machista, numa criação e produção de “Sincera Teatro”; A edição deste ano do “Festival Internacional One Man Band”, com músicos de vários países da europa, oferece 6 concertos a decorrerem a 18 e 19 de outubro, mais uma vez no Café Concerto; O brasileiro Vinicius Piedade traz ao palco “Cárcere”, um momento teatral de forte intensidade que reflete sobre a privação de liberdade e os direitos humanos essenciais; Sarah McCoy (capa de agenda), uma das mais aclamadas cantoras da atualidade, encerra com chave de ouro a programação de outubro no dia 31.

Novembro arranca com um espetáculo único que junta flamenco, música, dança, teatro e vídeo. Trata-se de “A Nave de Teseo”, pela companhia Puerto Flamenco, sobre a qual o The Times escreveu: “Hesito em chamar A Nave de Teseo de “espetáculo”. Acho que foi muito mais do que isso”; Novembro prossegue com teatro no dia 6, com “O ano da morte de Ricardo Reis” uma peça baseada no livro de José Saramago, com adaptação de Miguel Real; Ainda teatro, “Vidas íntimas de Nöel Coward” pelos Artistas Unidos, em cena no Grande Auditório. Trevor Gordon Hall dos EUA estará dia 13 no Café Concerto; O teatro será sem dúvida uma marca de novembro, “Para ti, Sophia” do Trigo Limpo Teatro Acert traz ao pequeno auditório um espetáculo para um público dos 6 aos 60 anos; O já aguardado espetáculo de comemoração do dia da cidade, 27 de novembro, fica a cargo dos “The Gift”, será um regresso da banda de Alcobaça para comemorar um dia muito especial.

Por fim, dezembro proporciona: blues, folk e country pelos “O homem da carabina”; três exposições “20 olhares, 20 fotografias, 20 concursos e 20 prémios” de António Tedim e mais um encontro/exposição do CEI resultante do III Encontro “Fotografia sem fronteiras: Imagem e território” e na Galeria de Arte, a visitar a partir de dia 7, “Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras (2019)”, tb do CEI; Os grupos de teatro da cidade mais alta encerram o ano com estreias. O Aquilo Teatro apresenta “Geração Z” e o Teatro do Calafrio sobe ao palco com “Coração Débil”; 2019 despede-se com “#Farewell Party 2019!”, Dee Kay, dia 28 no Café Concerto.

Pelo meio ainda há cinema e atividades do Serviço Educativo e do ICAA. Propostas muito diversificadas e para todos os públicos até ao final deste ano.

Estes são só os destaques. Consulte a agenda completa:

programação e bilheteira online - https://www.tmg.com.pt/

Imagem: Setembro a dezembro: Agenda do Teatro Municipal da Guarda apresentada