Freguesias apresentam produtos endógenos na FEIRA FARTA da Guarda

Cultura Turismo
16/09/2019

A Câmara Municipal da Guarda promove, nos dias 21 e 22 de setembro de 2019, a quinta edição da FEIRA FARTA. Fomentar a valorização das nossas Freguesias, dos seus recursos e produtos continua a ser um dos principais objetivos da Feira Farta.

Este grande evento afirma-se como um motor de valorização da economia regional, procurando para esse efeito, criar condições para o lançamento de novas formas de colaboração entre os vários atores regionais e nacionais, no sentido de valorizar o território e os seus produtos endógenos de excelência.

A envolvente do Mercado Municipal continua a ser o local escolhido para a realização desta iniciativa dado que a Autarquia considera fundamental a ligação intrínseca a este equipamento.

A Faira Farta 2019 conta com uma tenda que acolhe as 43 freguesias do Concelho da Guarda, cerca de 400 produtores, uma zona de gastronomia e um palco para a animação.

A Feira Farta contempla também um conjunto de degustações, em que as Juntas de Freguesia apresentam verdadeiras iguarias.

A destacar: Cestaria e Cobertor de papa

As tradições são parte intrínseca da nossa identidade por isso, nada mais importante do que articular o espírito de unidade comunitária e o seu enorme empenho e dedicação e até mesmo o esforço em manter vivas as tradições e a herança cultural que vem dos nossos antepassados.

Nada é mais importante do que celebrar e valorizar a identidade de um povo, pois é deste que fluem as mais imortais e valorosas demostrações do nosso património e da nossa cultura.

É necessário “investir” no legado dos nossos antepassados de forma a criar mecanismos viáveis para a sua continuidade, alargando o leque de oportunidades que lhes é concedido e promover essencialmente o seu bem-estar, provocando por sua vez a evolução estrutural das nossas freguesias.

Assim, e com o objetivo de valorizar os produtos endógenos do nosso concelho aliando, sempre, a tradição à inovação, na Feira Farta 2019 vamos continuar a “celebrar” e divulgar algo que nos é tão caro a cestaria e o cobertor de papa.

A decoração deste certame será uma amostra ampla e representativa destes dois belíssimos produtos e durante os dois dias que decorre a Feira teremos os nossos artesãos a trabalhar ao vivo a lembrar as tradições da Região, mas também conferindo uma interpretação um pouco mais moderna e inovadora às peças. Algumas dessas peças serão futuramente expostas em locais públicos.

Zona da Gastronomia - participam 6 bairros da cidade (Alfarazes, Pinheiro, Sequeira, Luz, Lameirinhas e Guarda-Gare) e a ACRIGUARDA, onde ao longo de 2 dias servirão pratos típicos da nossa região e como não poderia deixar de ser a carne jarmelista.

Espaço Criança – “De Pequenino se Torce o Pepino”- Este espaço dinamizado pelo Setor de Educação do Municipio pretende proporcionar às crianças que visitam a Feira Farta momentos de lazer e aprendizagem.

Aqui as crianças vão aprender a brincar, privilegiando e valorizando o ambiente e a natureza:

Dois espetáculos: no dia 21 de setembro, às 21h00, Rouxinol Faduncho e a encerrar, no dia 22 de setembro, às 18h00, sobem ao palco os Anjos.

Nos dois dias em que decorre esta iniciativa contamos ainda com um vasto Programa de Animação onde se destacam os Grupos de Música Tradicional, personagens alusivas à Feira, Bombos e, como não podia deixar de ser, saborosas degustações dos vários produtos que podemos encontrar na Feira Farta.

A FEIRA FARTA pretende assim ser uma iniciativa envolvente, criando um conjunto de redes e sinergias que permitam a consolidação e o desenvolvimento do território.

Dia 21 de setembro (sábado)

10h00

Abertura da Feira Farta 2019

Grupo de Bombos Chibatas

10h00/19h00

Flower Pots e Cozinheiros

Animação Itinerante

10h00/21h00

A Arte da Terra

Trabalho ao vivo de artesãos: criação de peças

únicas a partir vime e da trama do Cobertor de Papa

11h00

The Hell Band - Fanfarra

12h00

Quinteto Reis - Grupo de Música Tradicional

15h00

Íris Campos

Vencedora do concurso musical “Mostra o que Vales”, do Centro Comercial La Vie Guarda

15h15

Degustação de Azeite

Junta de Freguesia de Aldeia Viçosa

15h30

Quinteto Reis - Grupo de Música Tradicional

16h30

Beira Brass Band - Fanfarra

17h00

Degustação dos Chichorros - Junta de Freguesia de Vila Fernando - Associação de Vila Mendo

18h00

Degustação de pratos vegan biológicos

Junta de Freguesia da Guarda

21h30

Concerto Rouxinol Faduncho

Dia 22 de setembro (domingo)

Flower Pots e Cozinheiros

18h00

Concerto Anjos

De Pequenino se Torce o Pepino

Espaço dinamizado pelo Setor de Educação do Município que pretende proporcionar momentos de lazer e aprendizagem valorizando o ambiente e a natureza.

Horário da Feira

Sábado | 10H00/21H00