​ Duas exposições inspiradas no Carnaval a partir de quinta no Paço da Cultura

30/01/2015

Na próxima quinta-feira, dia 5 de janeiro, a Câmara Municipal da Guarda dá início ao programa de Carnaval GuardaFolia 2015 com a inauguração de duas exposições: “Exposição de Guaches” de Armanda Passos e exposição “A Tradição do Entrudo na Guarda”. Ambas têm entrada livre e ficarão patentes até 21 de março na Galeria do Paço da Cultura.

Armanda Passos nasceu em 1944, no Peso da Régua. Vive e trabalha no Porto. Licenciou-se em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto. Nas Comemorações do Dia de Portugal foi distinguida pelo Presidente da República com a Comenda da Ordem de Mérito.

Sobre os trabalhos que a artista vai expor, escreve António Alçada Baptista: «Armanda Passos vira decisivamente as costas à angústia que esta pobre civilização ocidental impôs como raiz e referência da pessoa humana e vem convidar-nos para uma festa. Vê-se que ela gosta de ver as pessoas num constante carnaval, animado por uma outra essência, agora revelada, que desafia a nossa capacidade de rir e que é uma outra porta para uma outra vida».

A Exposição Guaches de Armanda Passos é uma organização da Câmara Municipal da Guarda e tem o apoio da Galeria de São Mamede.

Quanto à exposição “A Tradição do Entrudo na Guarda” teve como ponto de partida vários trabalhos de investigação e monografias do distrito da Guarda. O objetivo é divulgar as tradições da região e estimular outros estudos no âmbito da mesma temática da cultura popular, apoiando a revitalização de práticas associadas ao Carnaval, e promovendo a reinvenção das mesmas, juntando-lhes contemporaneidade.

«(Re)vivamos os nossos costumes: as ceias do bucho e as cacadas, o jogo do galo, o enterro do entrudo, o chorar o entrudo, as matracas ou “deitar as pulhas”, o dia das comadres e o dia dos compadres, os entrudos, as matrafonas ou sércias e os mascarados. Um conjunto de paródias e folguedos, onde vale tudo! Uma vez por ano.», convida o catálogo desta exposição.

Ambas as exposições podem ser visitadas de terça a sábado entre as 13h00 e as 19h00.

Imagem: ​  Duas exposições inspiradas no Carnaval a partir de quinta no Paço da Cultura