Município da Guarda

Município da Guarda

Dia Mundial do Turismo na Guarda com visitas guiadas, oficinas e degustações

Turismo
27/09/2019
leitura do texto

Hoje, 27 de setembro, celebra-se o Dia Mundial do Turismo. Na Guarda, a data será assinalada com Visitas Guiadas ao Património Histórico da Cidade dentro da muralha, às 10h30 e às 15h00, com degustação de produtos endógenos durante todo o dia no Welcome Center, uma oficina de tapeçaria no Museu de Tecelagem dos Meios e ainda com entradas gratuitas na Sé e no Museu da Guarda.

Para a Organização Mundial do Turismo, a celebração do Dia Mundial do Turismo é uma oportunidade para fomentar a consciencialização sobre a contribuição real e potencial do turismo num desenvolvimento sustentável. Este ano, a efeméride tem como tema 'Turismo e emprego: um futuro melhor para todos'. O Turismo tem registado um crescimento contínuo e tem- se assumido como um motor de desenvolvimento económico um pouco por todo o mundo. O tema deste ano tem como objetivo analisar a capacidade única deste setor na criação de mais e melhor emprego e, assim, contribuir para a construção de um futuro melhor para milhões de pessoas em todo o mundo.

A Guarda tem acompanhado a tendência nacional com um forte aumento de turistas que visitam o nosso território. De janeiro a junho de 2019 registou-se um aumento de 22,19% relativamente ao período homólogo de 2018, prosseguindo a tendência de aumento de visitantes registada ao longo dos últimos anos; recorde-se que no ano passado o aumento registado rondou os 8,46% e no ano anterior (2017) o aumento relativamente a 2016 foi de 10,59%. Em termos de proveniência, regista-se que são os portugueses os que mais procuram a cidade, numa percentagem de 43%. Os espanhóis continuam a ser os que mais visitam a Guarda de entre os visitantes estrangeiros (23%), seguidos dos franceses (9%). De registar também um aumento de turistas de Israel, que passa para 4º mercado emissor e de turistas vindos do Brasil.

Programa Dia Mundial do Turismo

10h30 e 15h00 – Percurso pelo perímetro muralhado da cidade com início no Welcome Center. (inscrições gratuitas e feitas no momento no Welcome Center)

Todo o dia - Degustação de produtos regionais do concelho no Welcome Center durante todo o dia.

15h00 – Oficina dedicada à tapeçaria, tendo como base o uso e reaproveitamento de trapo (inscrições gratuitas, mas obrigatórias; email : turismo@mun-guarda.pt) - Workshop de tapeçaria – Museu de Tecelagem dos Meios

Todo o dia - Entradas gratuitas na Sé Catedral e no Museu da Guarda

Imagem: Dia Mundial do Turismo na Guarda com visitas guiadas, oficinas e degustações