A Guarda recebeu, no dia 14 de outubro, a certificação da Estação Náutica, localizada na Albufeira do Caldeirão. A certificação foi atribuída durante o 5.º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal, que reuniu em Oeiras durante dois dias, representantes de entidades públicas e privadas, empresas e organizações ligadas ao turismo náutico e à economia do mar.
Com esta distinção, a Guarda ganha um novo ativo que reforça e diversifica a oferta turística no concelho, indo de encontro a interesses e públicos variados. A Estação Náutica da Guarda, que passa a integrar a Rede das Estações Náuticas de Portugal, acrescenta valor à marca da cidade mais alta, permitindo criar experiências diversificadas e integradas na valorização dos recursos e do território. É mais um passo para a afirmação da Guarda como destino de natureza, desporto e turismo sustentável, criando condições para a prática de atividades náuticas e de lazer.
O reconhecimento oficial daquela estrutura resulta de uma estratégia concertada numa parceria entre o Município da Guarda e cerca de 40 parceiros públicos e privados para que a Estação Náutica pudesse ser na Barragem do Caldeirão. O projeto, que envolve organismos públicos, hotelaria, associações, juntas de freguesia, entre outros parceiros, é uma âncora importante para a dinamização daquele espelho de água.
A certificação da Estação Náutica da Guarda foi entregue ao presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, e ao vereador do Desporto, Rui Melo. O evento reuniu representantes das cinco Entidades Regionais de Turismo, num debate dedicado aos desafios e oportunidades de desenvolvimento do setor e à importância da cooperação entre regiões para aumentar a competitividade da oferta náutica nacional.
Na região centro para além da Guarda foi atribuída a certificação às estações náuticas de Gouveia e Santa Comba Dão. As três novas estruturas juntam-se às 19 já existentes, elevando para 22 o número de unidades certificadas no Centro de Portugal. Este crescimento coloca a região na liderança nacional em número de Estações Náuticas reconhecidas, evidenciando o investimento na organização e qualificação de uma oferta turística que procura aproveitar o potencial dos rios, albufeiras, praias fluviais e zonas costeiras.
Este é mais um passo na valorização dos recursos naturais do território e na consolidação do turismo náutico como produto estratégico para o desenvolvimento turístico e económico da região.