Rebanho com cerca de 1000 ovelhas na Festa da Transumância, em Fernão Joanes

Rebanho com cerca de 1000 ovelhas na Festa da Transumância, em Fernão Joanes

Nos dias 12 e13 de setembro, todos os caminhos foram dar a Fernão Joanes, na Guarda, onde decorreu mais uma edição da Festa da Transumância.

Com mais de 700 participantes e visitantes, durante dois dias a iniciativa recriou práticas, saberes e tradições, através de demonstrações de artes e ofícios ligados à vida pastoril, como a construção e colmação de choças, o fabrico de queijo e o enramar dos cajados. 

Integrada nos Festivais de Cultura Popular do Município da Guarda, a Festa da Transumância celebrou novamente uma das mais marcantes tradições pastorícias da Serra da Estrela: a deslocação sazonal dos rebanhos para os pastos da montanha, que este ano levou cerca de mil ovelhas num percurso de cerca de cinco quilómetros, desde e desde a entre a “cortelha do André” ao centro da aldeia. Este momento, de grande destaque e muito participado, marcou a sétima etapa da Grande Rota da Transumância.

A programação, intensa e diversificada, preparada para esta celebração aproximou o público de tradições e experiências diretamente ligadas à vida dos pastores. O “Hotel Mil Estrelas” levou 40 participantes a pernoitar nas choças de madeira colmadas com palha, numa experiência que recuperou uma das formas tradicionais de abrigo dos pastores. Na gastronomia, o “Aldeias à Mesa com Borrego” reuniu sete aldeias, que apresentaram diferentes confeções de borrego numa degustação que envolveu centenas de pessoas. A animação ficou a cargo de 15 grupos de música de diferentes géneros e provenientes de vários pontos do país, que acompanharam os dois dias de Festa.

Ligando património, gastronomia, música, experiências e participação comunitária, a Festa da Transumância continua a reforçar o seu papel na dinamização de Fernão Joanes, do território e da valorização da identidade pastoril da Serra da Estrela.

A primeira festa dedicada à Transumância em Portugal, que se realiza há 26 anos em Fernão Joanes, regressará em 2028, dando continuidade a uma iniciativa que procura manter vivas as tradições associadas à deslocação sazonal dos rebanhos e à vida das comunidades pastoris.