Município da Guarda

Município da Guarda

Imagem: Intervenção Social
Intervenção Social

A Intervenção Social​ Municipal estrutura-se em competências legais e relações de cooperação e parceria com Organizações e Instituições.

Reconhecendo o valor essencial da coesão social para o desenvolvimento sustentado da Guarda, o Município considera as questões sociais estruturantes enquanto pilares fundamentais para a sustentabilidade e equilíbrio da sociedade local, orientando o seu investimento para a promoção, desenvolvimento e capacitação de organizações e pessoas, atenuando as desigualdades, independentemente da sua índole, de modo a desenvolver uma Guarda coesa, inclusiva, participada e feliz.

A intervenção processa-se, essencialmente, quer ao nível do estudo das necessidades, quer ao nível da promoção e participação em projetos de intervenção comunitária e, ainda, criando ou fomentando a criação de novos equipamentos e respostas sociais em função dos problemas, das necessidades e dos recursos existentes na comunidade.

As políticas implementadas para as famílias, desde a infância à terceira idade, têm contribuído para que o Município seja distinguido como uma Autarquia + Familiarmente Responsável.