Município da Guarda

Município da Guarda

Imagem: Ambiente - Limpeza e Higiene Urbana - Resíduos
Ambiente - Limpeza e Higiene Urbana - Resíduos

O resíduo é qualquer substância ou objeto que de que o munícipe se desfaz ou tem a intenção ou a obrigação de se desfazer.

O Regime Geral da Gestão de Resíduos, Dec. Lei nº. 102-D/2020 de 10 dezembro, define recolha de indiferenciados e de recolha seletiva das habitações, incluindo papel e cartão, vidro, metais, plásticos, biorresíduos, madeiras, têxteis, embalagens, resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, resíduos de pilhas e acumuladores, bem como resíduos volumosos, incluindo colchões e mobiliário.

O Município da Guarda é a entidade gestora responsável pela recolha indiferenciada, em toda a área do Município.

A Resiestrela - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A, empresa multimunicipal de Tratamento e Gestão de Resíduos Sólidos, é a Entidade Gestora responsável pela recolha seletiva, triagem, valorização e eliminação dos resíduos urbanos indiferenciados.

Os resíduos indiferenciados são os resíduos urbanos provenientes da recolha indiferenciada, que não separamos e que vulgarmente designamos "lixo normal".

Tudo o que não é reciclável:

  • Fraldas usadas;
  • Materiais com gordura;
  • Panelas, talheres, pratos, copos e chávenas etc;
  • Etc...

Não colocar:

  • Resíduos Verdes;
  • Resíduos de construção e demolição (entulhos);
  • Resíduos incandescentes (ex. cinza), tóxicos e perigosos.

Alguns conselhos:

  • Os resíduos devem ser acondicionados em sacos de plástico, devidamente fechados;
  • Colocar os resíduos sempre dentro do contentor/balde, a tampa do recipiente deve ser sempre fechada;
  • Se o contentor estiver cheio, por favor coloque noutro equipamento ou aguarde que seja esvaziado;
  • Deposite os resíduos o mais próximo possível da hora de recolha.

Horário de recolha e transporte de RU no Conselho da Guarda:

  • Segunda-Feira a Domingo: 06h00 às 13h00
  • Exceto os dias 24 e 31 de dezembro

A estação de transferência (ET) é uma instalação onde os resíduos urbanos são descarregados com o objetivo de os preparar para serem transportados para o local de tratamento, valorização ou eliminação.

O tratamento e destino final dos resíduos depositados na ET é assegurado pela Resiestrela S.A., responsável pela concessão do Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Seletiva, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos da Cova da Beira.

Para mais informações: www.resiestrela.pt

Horário do Ecocentro da Guarda:

2ªfeira 3ªfeira 4ªfeira 5ªfeira 6ªfeira Sábado Domingo
Período Manhã 09:00 09:00 09:30 09:30 09:30 09:30 09:30
13:30 13:30 13:30 13:30 13:30 13:30 13:30
Almoço
Período Tarde 14:30 14:30 14:30 14:30 14:30 19:00
20:00 20:00 20:00 20:00 20:00 20:00

Manter o ambiente limpo e agradável, incentivando boas práticas ambientais, passa pela lavagem e desinfeção dos contentores de resíduos sólidos urbanos não só na Cidade da Guarda como também nas freguesias Rurais do Conselho.

O procedimento é feito com recurso a viaturas lava-contentores e com produtos químicos com compatibilidade ambiental (desengordurante, desinfetante e desodorizante).

Esta operação é desenvolvida pela nossa empresa de outsourcing de recolha de resíduos em parceria com a Associação de Municípios da Cova da Beira.

E não se esqueça de acondicionar o lixo doméstico em sacos, antes de os depositar nos contentores.

Juntos fazemos um Ambiente melhor!!

A verificação da data da lavagem pode ser confirmada através do autocolante afixado no contentor.

Em toda a área do Município da Guarda a Resiestrela - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A. é a entidade gestora responsável pela triagem, recolha seletiva, valorização e tratamento de resíduos urbanos, nos termos do Decreto-Lei n. º128/2008 de 21 de julho e do contrato de concessão do sistema multimunicipal de valorização e tratamento de resíduos urbanos celebrado com o Estado Português, entidade titular deste serviço.

A maioria dos resíduos pode ser separado e valorizado, bastando para tal colocá-los nos ecopontos ou ilhas ecológicas. Reciclar tem muitas vantagens não só a nível ambiental como também a nível económico. Os resíduos depositados nos ecopontos ou ilhas não são objeto de qualquer pagamento.

O que pode colocar nas ilhas ecológicas:

Ecoponto Azul Papel e Cartão

Ecoponto Amarelo Plástico e Metal

Ecoponto Verde Vidro

Pilhão Pilhas

No Município da Guarda temos atualmente, 263 ecopontos e 48 ilhas ecológicas.

Sabia que 1 litro de óleo alimentar pode contaminar 1 milhão de litros de água?

O Município da Guarda tem vindo a implementar junto às ilhas ecológicas, um ecoponto especial para a deposição de óleos alimentares, evitando, assim, o entupimento das canalizações e a contaminação dos solos e das águas.

Processo de Recolha:

  • Depois de usar, deixe arrefecer o óleo;
  • Coloque o óleo num recipiente de plástico, sem restos de comida;
  • Feche bem o recipiente;
  • Encontre o Oleão mais próximo de si;
  • Deposite o recipiente no Oleão.

Os óleos alimentares usados depois de tratados têm várias aplicações, nomeadamente em detergentes, sabões, velas e principalmente, Biodiesel, um biocombustível.

Proteja o Ambiente!

Consulte aqui o oleão mais próximo: www.reno.pt/mapa

Recolha Porta-a-Porta

O projeto de recolha porta-a-porta de resíduos dos fluxos valorizáveis de papel/cartão, embalagens e vidro, no comércio, restauração e serviços é efetuada pela Resiestrela - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.

Atualmente a recolha porta-a-porta de resíduos já integra cerca de 265 estabelecimentos no Concelho.

Para mais informações: www.resiestrela.pt

O Município da Guarda recolhe gratuitamente os seus resíduos volumosos fora de uso: eletrodomésticos, mobiliário, colchões e outros similares.

  • Solicite ao Município por escrito, por telefone (271 220 200) ou pessoalmente, identificando a sua tipologia e quantidade;
  • A remoção efetua-se em hora, data e local a acordar entre o Município da Guarda e o munícipe;
  • Compete ao utilizador transportar e acondicionar os resíduos volumosos junto aos contentores de recolha indiferenciada ou junto à sua habitação, quando viável, no dia combinado para a sua remoção, sem dificultar a segurança da circulação de peões ou veículos.

Os particulares também poderão efetuar a entrega os seus resíduos volumosos e resíduos elétricos e eletrónicos gratuitamente diretamente no Ecocentro.

Mantenha as suas ruas limpas!!!!

O Município da Guarda recolhe gratuitamente os seus resíduos verdes aos produtos domésticos, excluindo os provenientes de atividade industrial ou comercial.

  • Solicite ao Município por escrito, por telefone (271 220 200) ou pessoalmente, identificando a quantidade;
  • A remoção efetua-se em hora, data e local a acordar entre o Município da Guarda e o munícipe;
  • Compete ao utilizador transportar e acondicionar os resíduos verdes junto aos contentores de recolha indiferenciada ou junto à sua habitação, quando viável, no dia combinado para a sua remoção, sem dificultar a segurança da circulação de peões ou veículos;
  • A recolha de resíduos verdes deve obedecer às seguintes regras:
    • Quando se trate de relva, aparas de sebes ou troncos e ramagens de pequenas dimensões, estes devem ser acondicionados em sacos fechados ou atados;
    • Quando se trate de ramos ou troncos de árvores deverão ser acondicionados em molhos e atados, não podendo exceder os 0,5 metros de diâmetro e 1,5 metros de comprimento;
    • Não devem incluir contaminantes, nomeadamente terra, pedras, plásticos e metais por forma a serem encaminhados para valorização orgânica.

Contribua para uma cidade mais limpa!

O Município da Guarda efetua recolha de resíduos de construção e demolição produzidos em obras particulares isentas de licença e não submetidas a comunicação prévia, exclusivamente a produtores domésticos.

  • Solicite ao Município por escrito, por telefone (271 220 200) ou pessoalmente, identificando a quantidade;
  • A remoção efetua-se em hora, data e local a acordar entre o Município da Guarda e o munícipe;
  • O pedido de recolha será analisado pelos serviços competentes do Município da Guarda, de acordo com a disponibilidade do serviço em causa.

Os resíduos de construção e demolição previstos são transportados para um operador legalizado.

O Município da Guarda disponibilizou, 18 compostores para compostagem comunitária que pode utilizar para depositar os resíduos orgânicos que produz em sua casa.

A compostagem é um processo natural de reciclagem da matéria orgânica - resíduos provenientes da cozinha e jardim, por exemplo: restos de fruta e hortaliças, folhas, borras de café, cascas de ovos, etc. - em que os resíduos são transformados num material semelhante ao solo.

Este composto é um fertilizante natural rico em nutrientes que melhora o crescimento de jardins e hortas.

Com esta iniciativa, o Município da Guarda, pretende sensibilizar a população em geral para a adopção de boas práticas ambientais e para a importância da compostagem enquanto processo natural de reciclagem e reaproveitamento da matéria orgânica.

Dê a sua participação separando, valorizando e reutilizando os resíduos orgânicos!

Inscreva-se no projeto "Resto Zero" em:

https://www.mun-guarda.pt/municipio/governacao/ambiente/projeto-resto-zero/

A limpeza urbana tem como objetivo o asseio do espaço público através da realização de todas as acções necessárias à manutenção de condições de higiene e limpeza, por uma completa higienização e remoção de detritos existentes.

A limpeza pública compreende as seguintes operações:

  • Varredura manual ou mecânica, aspiração, lavagem e desinfeção dos arruamentos, passeios e outros espaços públicos;
  • Limpeza de sarjetas e sumidouros;
  • Recolha, lavagem, desinfeção e manutenção de papeleiras;
  • Remoção de cartazes e outros suportes publicitários indevidamente colocados;
  • Deservagem de zonas pedonais e lancis.

São proibidos quaisquer atos que prejudiquem a higiene e limpeza dos espaços públicos e ou que provoquem impactos negativos no ambiente.

Estão proibidos quaisquer atos que prejudiquem a higiene e limpeza dos espaços públicos e ou que provoquem impactos negativos no ambiente.

O que deve fazer?

  • Não deite lixo para o chão;
  • Utilize sempre as papeleiras;
  • Proceda sempre à remoção dos dejetos produzidos pelo seu animal doméstico;
  • A afixação de cartazes só deve ser efetuada em locais destinados ao efeito.

Horário da Limpeza urbana

Segunda-Feira a Sábado: 06h00 às 13h00

Domingos: 06h00 às 13h00 Zona do Centro Histórico da Cidade