No âmbito da aplicação da sua política de Juventude, o Município da Guarda reconhece nos jovens um forte capital de esperança, com grande potencial criativo e gerador de mudança de mentalidades e de modernização do concelho. Desenvolver uma boa política de Juventude implica a participação ativa e cívica dos jovens e das Associações Juvenis na vida social, cultural e económica do concelho, definindo políticas transversais basilares de operacionalização e integração que fortaleçam a confiança entre o poder local e os jovens.
O Município oferece uma política virada para a Juventude, apresentando soluções para os seus problemas, necessidades e anseios com a tomada de decisões que conduzam à resolução cabal dos mesmos, envolvendo-os na planificação, preparação e execução das iniciativas a eles dirigidas, constituindo-se parte ativa.
Pretende-se, assim, com os jovens e pelos jovens, fomentar um investimento real na construção de um futuro com qualidade de vida, aproveitando o espírito de solidariedade, dinamismo e espírito crítico de que são detentores os jovens.
Nos termos previstos no n.º 1 do artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 6/2012, de 10 de fevereiro, na sua versão mais recente, decorreu no dia 7 de fevereiro de 2022, a instalação e tomada de posse do Conselho Municipal de Juventude para o mandato 2021/2025.
O Conselho Municipal de Juventude é um dos instrumentos que proporciona aos jovens um espaço aberto ao debate e à partilha de opiniões, incentivando o seu direito à participação e cidadania que em muito ajudará a aprofundar e ampliar o conhecimento dos assuntos que lhes concernem, gerador de dinâmicas do movimento associativo juvenil, como parceiro privilegiado junto da Câmara Municipal da Guarda, garantindo a representação de todas as organizações de Juventude do nosso concelho, ao nível académico, social, cultural, desportivo e recreativo.
A Câmara Municipal da Guarda integra a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, como membro fundador, e foi distinguido pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) como Município Amigo da Juventude. Desta forma, o Município da Guarda pretende potenciar a criação de mais e melhores políticas amigas da Juventude, por meio da partilha de boas práticas, da criação de estratégias e da promoção de sinergias associativas e municipais, que esta plataforma possibilita. Trata-se de uma plataforma, criada pela FNAJ e que conta já com mais de 70 Municípios, que tem como missão consolidar a ligação e cooperação entre o movimento associativo juvenil e as autarquias.
Tel.: (351) 271 220 200 ou (351) 96 59 20 660
Câmara Municipal da Guarda
Divisão de Cultura, Turismo, Desporto e Juventude
Piso 2, Ed. dos Paços do Concelho
Praça do Município
Dias úteis das 09h00 às 12h30 | 14h00 às 16h30