Município da Guarda

Município da Guarda

Imagem: Ambiente - Mobilidade Elétrica
Ambiente - Mobilidade Elétrica

Existem 5 postos de carregamento, localizados nas seguintes artérias da cidade:

  • Av. Bombeiros Voluntários Egitanienses (Coordenadas: 40.541485, -7,2667413)
  • R. Marquês de Pombal (Coordenada​s: 40,537571, -7,266367)
  • Praça do Municipio (Coordenadas: 40,53589, -7,267167)
  • Av. Do Estádio Municipal (Coordenadas: 40,53755, -7,27709)
  • Av. De S. Miguel (Coordenadas: 40,55095, -7,2461)

O Programa para a Mobilidade Elétrica em Portugal pretende reduzir a dependência energética face ao exterior, aumentar a eficiência energética, e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa bem como outros impactes ambientais à escala local, regional e global.​

O Programa para a Mobilidade Elétrica contempla a implementação das infra-estruturas e sistemas de suporte necessários ao carregamento de veículos elétricos, a ser executada em três fases distintas:

  • Fase Piloto: de 2009 até ao final de 2011, prevendo a instalação de uma infra-estrutura mínima experimental de mobilidade elétrica a nível nacional, bem como o teste de soluções inovadoras;
  • Fase de Crescimento: contemplando o alargamento da infra-estrutura experimental, com adopção das soluções testadas com sucesso na fase piloto;
  • Fase de Consolidação: a iniciar quando a procura de veículos elétricos atingir um nível sustentado, estando simultaneamente criadas as condições para a introdução de um sistema de bi-direcionalidade de carregamento.

O Programa contempla igualmente a implementação do Modelo para a Mobilidade Elétrica MOBI.E, cujas áreas de intervenção não se circunscrevem à utilização de veículos eléctricos, mas também à respectiva articulação com sistemas integrados de informação e gestão, sistemas de mobilidade/intermodalidade, modelos energéticos, ordenamento do território e planeamento urbano e consciencialização pública, ambicionando constituir um modelo de mobilidade sustentável.

Como tal, o Modelo MOBI.E foi desenvolvido com base nos seguintes princípios orientadores:

  • Enfoque no utilizador, centrando-se em torno das suas necessidades;
  • Universalidade e equidade no acesso, bem como condições técnicas de interoperabilidade entre diferentes marcas e sistemas de carregamento;
  • Promoção da livre concorrência, atraindo a entrada de diferentes empresas no mercado; - Estímulo à produção de energia descentralizada, em especial a partir de fontes de energia renováveis, e à articulação com a gestão do sistema eléctrico, antecipando a integração das redes inteligentes.

Neste âmbito, o papel das autarquias assume um carácter fundamental, uma vez que as cidades, para além de concentrarem grande parte da população nacional e serem responsáveis por cerca de metade das emissões de gases com efeito de estufa, constituem-se como centros de inovação, conhecimento e criatividade, afigurando-se como as principais arenas de competitividade territorial.

Assim, no sentido da operacionalização da Fase Piloto do Programa para a Mobilidade Elétrica os 25 municípios outorgantes subscreveram bilateralmente um acordo com o Governo português no âmbito da Conferência Internacional sobre Mobilidade Elétrica que teve lugar em Lisboa, em 29 de Junho de 2009, visando a criação de uma rede de municípios para a mobilidade eléctrica.

A rede de municípios para a mobilidade elétrica pretende estabelecer-se como um laboratório de experimentação de soluções associadas à mobilidade elétrica visando a criação de sinergias entre diferentes municípios, com características heterogéneas, de forma a contribuir para o teste e execução de soluções em espaços urbanos diversos, originando um portfolio de melhores práticas potencialmente replicáveis, a médio prazo, noutros municípios, constituindo-se como um Living Lab (“laboratório vivo”) para a mobilidade elétrica.