Aproveitar sem Desperdiçar!
O Município da Guarda irá dar início à recolha de biorresíduos, com o objetivo de ajudar a valorizar o que ainda tem valor.
Nas zonas com prédios será distribuído um balde de 10l, para facilitar a separação, que deverá ser despejado no contentor castanho mais próximo, instalado pela autarquia. Apenas os aderentes da campanha terão acesso ao contentor com o auxílio de uma chave, que também lhe será entregue.
Nas zonas de habitações, unifamiliares, abrangidas pelo projeto, será distribuído um contentor de 120l, para facilitar a separação e armazenamento, que deverá colocar na via pública no dia indicado para recolha.
Poderá ainda ligar para o 800 208 800.

O que são Biorresíduos?
Os biorresíduos são os lixos passíveis de serem compostados e de serem transformados em algo que pode ser novamente reintroduzido na natureza e que erradamente até agora iam parar aos aterros juntamente com o lixo doméstico indiferenciado. Em breve os biorresíduos vão passar a ser depositados nos ecopontos castanhos.
O que acontece aos Biorresíduos que separo?
O Município da Guarda irá disponibilizar recipientes e contentores de cor castanha para que todos possam em suas casas proceder à separação desses biorresíduos. A recolha será feita pela Câmara Municipal e o encaminhamento para tratamento será depois da responsabilidade da Resiestrela, entidade que preparará esses mesmos resíduos para que voltem a ser reintroduzidos na natureza, através da agricultura ou da jardinagem.


Que benefícios há no Ambiente?
Numa altura em que muito se fala da Economia Circular, os biorresíduos são o exemplo cabal de que o que nos dá a natureza pode voltar a ela.
O que colocar

- Resíduos alimentares sólidos;
- Restos de legumes;
- Cascas de fruta;
- Carne, peixe, ovos;
- Restos de pão e bolos, borras de café (sem as cápsulas), saquetas de chá;
- Guardanapos de papel;
- Restos de jardim (folhas, galhos e relva).
O que não colocar

- Resíduos líquidos;
- Embalagens e recipientes;
- Copos, talheres, pratos, chávenas;
- Papeis impressos ou papel de alumínio;
- Fraldas;
- Caricas e rolhas;
- Beatas;
- Têxteis e lâmpadas.
Zonas de Recolha de Biorresíduos