Município da Guarda

Município da Guarda

Imagem: Cultura - Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço
Cultura - Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço

A BIBLIOTECA…

Fachada onde brilha ainda toda aquela chama que durante séculos chamámos Livro e inventámos para não morrer.

Eduardo Lourenço

 

Na Biblioteca, um escritor é sempre um intruso, porque é aí que descobre que as suas palavras não são suas.

Manuel António Pina

 

A Biblioteca Pública é a porta de acesso local ao conhecimento que fornece as condições básicas para a aprendizagem ao longo da vida, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais.

A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) tem por missão satisfazer as necessidades de informação, cultura, educação e lazer, individuais ou coletivas da comunidade onde se insere, desempenhando um papel importante no desenvolvimento e manutenção de uma sociedade democrática, ao dar aos munícipes acesso a um vasto campo de conhecimento, ideias e opiniões. Sendo o seu funcionamento regido por normas definidas em regulamento.

Dispõe de uma coleção de documentos atualizada (livros, revistas, CD's, multimédia e uma vasta coleção de publicações periódicas antigas, etc.) e disponibiliza gratuitamente, diversos serviços (empréstimo domiciliário, acesso à internet, catálogo informatizado, serviços de informação e referência, empréstimo interbibliotecas, entre outros).

A BMEL desenvolve, de forma sistemática, diferentes iniciativas como por exemplo: apresentações de livros, exposições, ações de formação, horas do conto, colóquios, encontros com o autor.

O patrono da Biblioteca é o ensaísta Eduardo Lourenço, um dos maiores pensadores portugueses vivo, nascido em São Pedro do Rio Seco (Almeida, Distrito da Guarda). Intérprete maior das questões da cultura portuguesa e universal, Eduardo Lourenço é tido como um dos mais prestigiados intelectuais europeus com obra inspirada pelo neorrealismo, por contacto com a obra de pensadores franceses.

Dos títulos dos seus livros sugiram os nomes para alguns dos espaços da Biblioteca: "A Nau de Ícaro" (sala vocacionada para adultos); "Nós como futuro" (sala vocacionada para o publico infantojuvenil) e "Tempo e Poesia" (sala polivalente, destinado à realização de várias atividades). A BMEL possui uma Livraria Municipal, que se destina à venda de publicações municipais e de obras de autores do distrito ou que sobre ele tenham escrito e uma Biblioteca Itinerante que percorre as freguesias do Concelho.

Mais informações e toda a programação aqui ou em www.bmel.pt